O Orquidário LBMBP possui mais de 2000 espécimes e mais de 800 espécies nativas e exóticas. Os espécimes cultivados são provenientes de orquidários comerciais, de coletas em campo, propagadas por meio de sementes no próprio laboratório LBMBP e doações. As plantas obtidas através de coleta em campo estão relacionadas com projetos específicos, concluídos ou em desenvolvimento, foram obtidas seguindo procedimentos exigidos para realização de pesquisa em cada área de estudo.
O orquidário é destinado a atividades de ensino, cultura e extensão e pesquisa que são realizadas pelo laboratório LBMBP e parceiros internos e externos à Universidade, além de pesquisadores do exterior, como Alemanha, Polônia e Colômbia.
Com relação à pesquisa, o Orquidário tem como atividade fim a produção de artigos científicos. e não a propagação de plantas Material vegetal só é disponibilizado caso o Laboratório LBMBP não contemple a linha de pesquisa a ser realizada.
As visitas são permitidas e bem-vindas, mas desde que cumpram os procedimentos para visitação. Pesquisadores internos e externos à USP e com projetos com participação do laboratório LBMBP tem acesso permitido.
Demais tipos de visitas são permitidas após análise das atividades que serão realizadas no interior da coleção. Para isso, o visitante deve encaminhar uma carta para o responsável pela área descrevendo o motivo da visita, o período e o número de visitantes. A manipulação das plantas não será permitida sob qualquer hipótese.
Emerson Pansarin
Responsável
Click on pictures for details
Cattleya purpurata
Cirrhaea dependens
Vanilla paulista
Rodriguezia venusta
Rodriguezia venusta ocorre em áreas de Mata Atlântica do Brasil.